Tinariwen

sexta-feira, 28/12/2007

Tinariwen é uma banda que está junta desde 1982, e vem de Mali, no oeste da África. À primeira vista pode ser estranho eu postar essa banda aqui, ainda mais sob a denominação de blues, mas quem tiver com o ouvido bem apurado vai notar toda a semelhança entre o som que a banda faz e o estilo. Talvez isso se dê pelos dois derivarem da mesma fonte, afinal, o blues também tem suas raízes na música étnica africana. Então é como se os dois gêneros tivessem progredido simultaneamente, adquirindo influências dos meios onde cresceram, seja no sul dos Estados Unidos, ou nos desertos da África. Por ter se desenvolvido principalmente nas regiôes desérticas, costuma-se chamar esse estilo de Desert Blues.
Apesar de estar formada a bastante tempo, a banda só veio ter um maior reconhecimento mundial quando tocaram num grande festival chamado Festival au Désert em 2001, e depois disso lançaram seu primeiro cd em 2002 (antes disso eles tinham lançado apenas fitas cassete que distribuiam apenas pela região onde moravam), atingindo um sucesso ainda maior e chegando a tocar com músicos lendários como Robert Plant e Santana.
Mas antes de terem esse reconhecimento, eles já tiveram que enfrentar guerras de verdade enquanto buscavam pela fama. Na decada de 80 eles foram levados a campos de treinamento, e ensaiavam entre os treinamentos de guerra. Seis integrantes da banda chegaram a lutar na rebelião de Mali, que durou de 1990 a 1996, e quatro desses ainda fazem parte do grupo.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a banda, pode assistir a este pequeno documentário no youtube.

The Radio Tisdas Sessions (2002)

Amassakoul (2004)

Aman Iman: Water Is Life (2007)

3 Respostas to “Tinariwen”

  1. Tá de parabéns Xu, amodoro esse tipo de som <3.
    Experimenta umas músicas afegãs tb q é supimpa ;-)

  2. koveiro said

    gostei do som dos caras vou baixar pra conhecer
    vlw pela dica

  3. Adoro essa banda apenas pelo ‘Water Is Life’ que já tenho há algum tempo. Os links para os outros dois estão escondidos aonde?
    Abrações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: