Robert Belfour

sexta-feira, 26/10/2007

Robert Belfour (1940) aprendeu a tocar desde a infância, vivida na região de Holly Springs, no Mississippi*. Aos 13 anos, seu pai, quem lhe ensinava, faleceu, forçando-o a ajudar a mãe e deixar a música de lado. Levou uma vida normal trabalhando com construção, e só nos anos oitenta ele começou a tocar para o público, por sugestão da sua esposa, na Beale Street, rua histórica onde diversos bluesmans tocaram.
Em 94 foi gravado pela primeira vez pelo musicólogo alemão David Evans, cujo selo lançou uma coletânea que continham oito músicas de Belfour. Isso o levou a assinar um contrato com gravadora Fat Possum, famosa por ter lançado grandes nomes do blues, e lançar seu primeiro disco em 2000.
Ele não é tão conhecido nos Estados Unidos, e é na Europa onde seu talento é realmente reverenciado. Diversas vezes por ano ele é chamado para tocar em festivais ou clubes pela Europa, e ele o faz sozinho. Ele diz que esteve sozinho desde que começou, e até hoje quando recebe contratos, ele mesmo os lê, e se gosta, assina, compra uma passagem e vai tocar.

* Essa região é conhecida por Hill Country e possui cultura e música distinta da região mais famosa do estado, o Delta do Mississippi, mas também possui um blues poderoso e único, representado por artistas como R.L. Burnside, Mississippi Fred McDowell, Junior Kimbrough, entre outros.

What’s Wrong With You (2000)

Pushin’ My Luck (2003)

3 Respostas to “Robert Belfour”

  1. Bluesnake said

    Bluesman das antigas, cantando e tocando blues das antigas no melhor estilo “Delta Blues” e o melhor de tudo, audio de qualidade, vlw pelo post.

  2. Fabricio Muller said

    opa, xu. vou baixar agora. nem ouvi, já gostei!

  3. Fabricio Muller said

    viciei no negócio!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: